Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Enasp – Meta 6 - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 12/4/13, às 14h31.

MP/MS e CNMP realizam o segundo módulo do Curso de Capacitação na Persecução Penal

Enasp_curso__persecucao_penal_MS_2_12_abril_13_800x531

Começou nesta quinta-feira, 11/4, o segundo módulo do Curso de Capacitação na Persecução Penal do Crime de Homicídio em Campo Grande (MS). Promovido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) em parceria com o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MP/MS), a atividade é voltada para membros do Ministério Público, magistrados, defensores públicos, delegados, policiais civis e militares e peritos. O objetivo é capacitar, de forma conjunta, os agentes do sistema de Segurança e Justiça na persecução penal do crime de homicídio, além de proporcionar o intercâmbio de informações e a troca de experiências.

Compuseram a mesa de abertura do curso o promotor de Justiça Douglas Oldergado Cavalheiro dos Santos representando o procurador-geral de Justiça Humberto de Matos Brittes; a subcoordenadora do Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), Ana Rita Nascimento; o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça, Joenildo de Sousa Chaves; o superintendente da Segurança Pública do estado, André Matsushita Gonçalves; e a corregedora-geral da Defensoria Pública, Auristela Machado Vidal.

A palestra de abertura - ministrada pelo perito criminal da Força Nacional de Segurança Publica e do Instituto Geral de Pericias do Estado de São Paulo, Silvio Luiz Ramos Garcez - teve como tema “Ferramentas periciais aplicadas ao local do crime e ao corpo de delito”. Em seguida, a delegada de Polícia do Estado de São Paulo Elizabete Ferreira Sato ministrou a palestra “Recognição visiográfica do local do crime”.

À tarde o curso discutiu “Medicina Legal, Processual, Tanatologia Forense, Cronotanatognose, Necropsia, Exumação e Relatório Médico Legal”, com o médico legista e professor da Universidade Federal de Alagoas Gerson Odilon Pereira. Na sequência, aconteceu a palestra do perito criminal, biólogo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Carlos Augusto Chamoun do Carmo sobre o tema “Entomologia – Recuperação do DNA Humano a partir do trato gastrointestinal de larvas e pupas cadavéricas de Diptera (moscas)”.

O curso termina nesta sexta-feira, 12/4, com palestras sobre temas como balística e técnicas de investigação.

Com informações da Assecom-MP/MS
Foto: Beatriz Miranda - Assecom-MP/MS


Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial
(61) 3366-9124 ou 3315-9425
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp