Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Caminhos Verdes - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 12/4/13, às 13h01.

Projeto do MP/GO recupera calçadas, arboriza vias públicas e promove  educação ambiental

Caminhos_Verdes_1Recuperar calçadas, arborizar vias públicas e incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte. Estes são alguns dos objetivos do projeto Caminhos Verdes, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO) e cadastrado no Banco Nacional de Projetos, sistema que reúne iniciativas bem-sucedidas no Ministério Público brasileiro.

Criado em 2012, o projeto surgiu a partir do diálogo entre o MP e a comunidade escolar. A promotora titular da 1ª Promotoria de Justiça de Nerópolis (GO), Elaini Cristina Alves Pires Trevisan, acatou a ideia sugerida pelos professores. As ações foram viabilizadas por meio de termos de ajustamento de conduta (TAC's) e parcerias com as prefeituras dos municípios que integram a comarca.

Além da recuperação e arborização das vias, a iniciativa também visa fomentar a educação ambiental formal e não formal, e, ainda, aumentar o sentimento de pertencimento dos alunos e da comunidade vizinha às escolas por meio da arte urbana.

Projeto piloto

Em outubro do ano passado, foram realizadas obras em um trecho-piloto na cidade de Nova Veneza. O município teve as calçadas readequadas e recebeu mudas de árvores previamente selecionadas, conforme instruções reunidas em cartilha especialmente elaborada para este fim. Todas as mudanças foram estudadas para melhorar a acessibilidade, não só de pessoas com deficiência, como também de idosos, crianças e carrinhos de bebê.

Avaliação

Para a promotora de justiça Elaini Cristina Alves Pires, um dos aspectos mais importantes é o envolvimento dos alunos, principalmente nas atividades de arte urbana e de divulgação das ações desenvolvidas, que desperta neles a sensação de pertencimento em relação ao projeto, à escola e à comunidade em si. “Trata-se do verdadeiro empoderamento das pessoas, que se sentem convidadas a cumprir com sua parcela de responsabilidade ambiental e social”, afirmou.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, “o MP/GO estruturou-se no sentido de estimular os membros da Instituição a idealizarem projetos que revertam em benefícios para a população e em integração do promotor(a) com a sociedade”, avaliou.

Capacitação

Em 6/4, cerca de 60 professores de escolas municipais, estaduais e particulares de Nerópolis e Nova Veneza envolvidos no projeto Caminhos Verdes receberam capacitação. Um dos focos abordados foi o papel da escola e dos alunos na preservação do meio ambiente, dando continuidade ao projeto.

Banco Nacional de Projetos

Criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Banco Nacional de Projetos é um sistema que permite o compartilhamento do conhecimento e das boas práticas desenvolvidas pelos Ministério Públicos de todo o país, além de ser fonte de memória da instituição.

Ao todo, já foram inscritas mais de 260 iniciativas. Elas estão disponíveis no site do Conselho e podem ser consultadas e implementadas por qualquer unidade do MP. O Banco faz parte da Ação Nacional, fase de execução do Planejamento Estratégico Nacional, formulado em 2011, sob a coordenação da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
(61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: cnmpoficial
Twitter: cnmp_oficial

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp