Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. “Sem colaboração, não há inovação”, diz presidente da Comissão de Planejamento Estratégico na primeira reunião da Rede Nacional de Inovação Digital - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 5/4/24, às 14h00.

REDE DE INOVACAOA Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizou a primeira reunião da Rede Nacional de Inovação Digital nesta sexta-feira, 5 de abril. A reunião, realizada pelo aplicativo Teams, contou com a participação de 58 integrantes da Rede, formada por membros e servidores dos ramos e unidades do Ministério Público, indicados pelos respectivos procuradores-gerais de Justiça ou procuradores-chefes.

"A palavra-chave da Rede é colaboração. Sem colaboração, não há inovação. E este é um dos papéis do CNMP: atuar como plataforma de integração, articulação e harmonização, conectando as unidades e subsidiando todo o Ministério Público brasileiro a otimizar os resultados de suas próprias políticas de transformação digital", afirmou o presidente da CPE, Moacyr Rey.

Criada por meio da Portaria CNMP- CPE nº 6/2024, em março deste ano, a Rede Nacional de Inovação Digital tem como objetivo a integração e a coordenação de esforços, a experimentação, o compartilhamento de boas práticas e a atuação colaborativa para resolução de problemas ou necessidades comuns às atividades do Ministério Público.

Na pauta da reunião foram tratados assuntos relativos ao MP Digital e à Rede, produtos do MP Digital em desenvolvimento, além da definição da temática do próximo encontro, previsto para o dia 15 de maio com o tema “Resultado do diagnóstico de destreza digital”. O levantamento foi realizado pela CPE em outubro de 2023, com o objetivo de explorar a maturidade e a mentalidade digital dos MPs em oito dimensões críticas: estratégia digital da organização; serviços ao cidadão; pessoas; gestão e governança; liderança; operações; cultura; e tecnologia.

Rede de Inovação

A Política Nacional do MP Digital – instituída por meio da Resolução n° 276/2023 - define os instrumentos que serão utilizados para promover a integração e a inovação no Ministério Público, entre os quais a Plataforma MP Digital e a Rede Nacional de Inovação Digital.

Cabe à Rede propor, fomentar, desenvolver, gerenciar, impulsionar e apoiar iniciativas de inovação digital, inclusive de cunho experimental, que possam contribuir para o aprimoramento da atuação ministerial, buscando a desburocratização, a melhoria de processos e a economia de recursos.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp