Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP lança hotsite do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal em comemoração ao Dia Mundial da Saúde - Conselho Nacional do Ministério Público
Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Publicado em 7/4/24, às 09h00.

MicrosoftTeams image 7

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal agora tem um espaço virtual próprio: está no ar, a partir deste domingo, 7 de abril, o hotsite que reúne, de maneira didática, atrativa e dinâmica, todos os conteúdos institucionais relacionados ao projeto. Iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão da Saúde (CS), o Pacto busca conscientizar a população sobre a importância da vacinação prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças, visando à retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o Brasil. 

Lançada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a plataforma virtual foi celebrada pelo presidente da CS, conselheiro Jayme de Oliveira: "Trata-se de uma importante ferramenta que dá transparência às atividades desenvolvidas pelo Pacto Vacinal, além de orientar e conscientizar a população sobre a importância e os meios de acesso à vacinação".

Desde que foi criado, em 30 de novembro de 2022, mais de 170 instituições já aderiram ao Pacto, como Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS); Conselhos Nacional e Municipal de Secretários de Saúde; Unicef, braço da Organização das Nações Unidas para a infância; e Fiocruz. 

A iniciativa também conta com o apoio de diversos veículos de comunicação, de instituições esportivas e de 16 estados brasileiros.  

Entre as ações de destaque, a Infraero, outra parceira do projeto, divulgou o Pacto em seus aeroportos e redes sociais.  Já a mensagem “Todos juntos pela vacinação. Vacina no braço, saúde em campo!” foi exibida nos painéis de led em volta dos gramados durante os dez jogos da 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.

Todos os parceiros têm contribuído para potencializar a campanha vacinal por meio de sua comunicação com os torcedores e a sociedade.  

Hotsite  

Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Comunicação Social do Conselho, a nova página, além de informar todas as instituições que já aderiram ao Pacto, estimula a adesão de novos parceiros, por meio da disponibilização do modelo do termo de adesão e acesso ao documento base do projeto.  

O site traz dados sobre a cobertura vacinal no país e ainda promove o fácil acesso ao calendário de vacinação digital de crianças, adolescentes, adultos e idosos, e gestantes. Com informações do Ministério da Saúde (MS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), o documento apresenta as vacinas necessárias para esses grupos, orientações para pessoas que apresentam condições clínicas especiais e calendário técnico destinado aos profissionais da área.  

O espaço reúne também todas as peças da campanha de comunicação e as notícias já veiculadas pelo CNMP sobre o projeto. Há informações complementares sobre portais institucionais relacionados à saúde pública e à cobertura vacinal no Brasil.  

Os meios de contato com a Comissão da Saúde estão disponíveis no site. 

Ação articulada 

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal tem o objetivo de incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, em busca da consciência vacinal e da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil. 

Entre os eixos de atuação do Pacto está o amplo diálogo institucional com os atores da saúde pública; a veiculação de informação confiável; a mobilização estratégica com foco na conscientização da sociedade sobre a importância dos imunizantes e os riscos do retorno de doenças; e as campanhas informativas que ajudam no entendimento da população sobre os benefícios e a segurança das vacinas previstas no PNI. 

Já a campanha de comunicação do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal tem como objetivo conscientizar e engajar a sociedade no enfrentamento da queda nos índices de cobertura vacinal no Brasil. Com o slogan “Cada família tem o seu cuidado. A Vacina cuida de todos”, a campanha é realizada por meio das redes sociais do CNMP, incluindo Instagram, Twitter, Facebook e YouTube. 

Acesse aqui o hotsite do Pacto Nacional pela Vacinação.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp