Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Videocast dá voz a vítimas de crimes contra a infância e a adolescência - Conselho Nacional do Ministério Público
Defesa das Vítimas
Publicado em 12/1/24, às 12h34.

Videocast vozes 3 1Os crimes contra a infância e a adolescência são o tema do 3º episódio do videocast Vozes, já disponível no YouTube do MPF e nas principais plataformas de podcast. O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Este episódio conta com a participação das promotoras públicas Renata Rivitti, do Ministério Público no Estado de São Paulo, e Rosana Viegas, do MP no Distrito Federal e Territórios. Elas abordam os desafios na identificação desses tipos de crime e destacam a relevância de dar voz às vítimas.

O projeto Vozes conta com cinco episódios que lançam luz sobre os obstáculos que as vítimas enfrentam no reconhecimento de seus direitos, destacando a importância da escuta e do acolhimento. O programa desta semana debate o fenômeno complexo e multifacetado da violência contra crianças e adolescentes, sobretudo com o avanço das novas tecnologias e da conectividade.

As convidadas ressaltam os avanços do sistema de Justiça na prevenção e no combate a esses crimes, enfatizando a crescente preocupação com os impactos do uso da internet e de aplicativos na prática de ilícitos, em particular na exploração do trabalho infantil em ambiente digital. Elas também destacam a importância da escuta qualificada, que consiste no procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra a criança ou o adolescente, no intuito de garantir a proteção e o acolhimento da vítima.

 

Episódios - O 2º episódio, Vozes Deslocadas, reflete a realidade de parcela da população que busca refúgio em outros países. Para debater o tema, foram convidados o procurador da República Guilherme Gopfert e a promotora de Justiça no Estado do Pará Fábia Fournier. Assista a íntegra.

Já o 1º episódio, intitulado Vozes de Terreiro, mergulha na discussão sobre intolerância religiosa. A conversa conta com a participação do procurador regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, Julio Araujo, e do babalorixá, historiador e coordenador da Rede Afroambiental do Centro Oeste, Joel de Oxaguiãn. Confira a íntegra do episódio.

Campanha - A campanha Direitos da Vítima, lançada em julho de 2023, é uma das iniciativas do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas e busca sensibilizar o público para a importância de garantir os direitos daqueles que sofrem crimes ou violações. Divulgados quinzenalmente, os episódios do Projeto Vozes contam sempre com uma dupla de especialistas que, com base em casos reais, exploram a atuação fundamental do Ministério Público e de outras instituições na promoção e garantia dos direitos das vítimas.

Os três episódios estão disponíveis no Canal MPF no YouTube, no Spotify e no Deezer.

Com foto e nformações da Secom/PGR

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp