Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional do MP fez parte da programação do XV Congresso Estadual do MP/RS - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 15/8/22, às 18h38.

 12 08 22 oswaldo xvcongresso mpNos dias 11, 12 e 13 de agosto, a Corregedoria Nacional do Ministério Público participou do XV Congresso Estadual do Ministério Público, em Gramado/RS, cujo tema central foi “30 anos construindo história”. Durante os três dias, integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), membros do Ministério Público brasileiro, juristas e convidados debateram sobre temas que envolvem as atribuições da instituição.

Além de participar da reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), o corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, foi um dos painelistas que trataram do tema “O CNMP e o futuro da carreira do Ministério Público”. Na ocasião, o corregedor destacou que “não há mais espaço para instituições que não se conversam internamente nem interagem externamente, daí que a manutenção do prestígio institucional que tanto desejamos será tanto maior quanto for a nossa capacidade de nos apresentarmos como instituição que se encontra apta a transmitir a mesma linguagem e o mesmo sentido de atuação”.    

Já na reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU), o corregedor nacional destacou, em seu pronunciamento que, no âmbito da Corregedoria Nacional, tem buscado "apontar novos caminhos, voltados à atuação preventiva, ao estabelecimento de permanente diálogo interinstitucional, ao respeito interno e externo, à aproximação social, à atuação resolutiva e à busca de resultados institucionais efetivos". Na ocasião, o corregedor foi homenageado com uma comenda oferecida pelo colegiado.  

Ainda durante a reunião, foi defendida a independência do Ministério Público e a importância das corregedorias para o futuro da instituição. Além disso, o promotor de Justiça Rodrigo López ministrou a palestra “A atuação do Ministério Estadual nas eleições gerais e o papel das Corregedorias-Gerais”, em que foram abordadas as possibilidades dos promotores eleitorais e de outros agentes dos órgãos competentes durante o pleito, bem como as ferramentas disponíveis para a busca de lisura no processo.   

Já a promotora de Justiça Alessandra da Cunha apresentou o Projeto Nêmesis, programa de acolhimento e orientação às vítimas de pós flagrante que será lançado pelo MP em parceria com a Polícia Civil, Poder Judiciário e Universidade de Caxias do Sul.

Foto e informações: MP/RS e AMP/RS 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp