Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional realiza visitas técnico-institucionais nos MPs de Santa Catarina e Minas Gerais - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 3/10/22, às 19h17.

cor umNo período compreendido entre 26 e 30 de setembro, a Corregedoria Nacional realizou visitas técnico-institucionais no Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MP/SC) e do Estado de Minas Gerais (MP/MG), com o objetivo de conhecer as boas práticas dessas Instituições.

Para o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D'Albuquerque, conhecer e disseminar boas práticas institucionais entre os ramos e unidades do MP brasileiro é uma das formas de fomento à resolutividade, tema das próximas correições a serem realizadas pela Corregedoria Nacional, a partir do dia 4 de outubro. Oswaldo D’Albuquerque disse, ainda, que sua gestão prima por "conhecer as boas práticas, replicá-las e verificar seu impacto na realidade social."

Santa Catarina

Nos dias 26 e 27 de setembro, segunda e terça-feira, o corregedor nacional do Ministério Público e uma equipe de membros e servidoras da Corregedoria Nacional conheceram projetos desenvolvidos pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC).

cor scO procurador-geral do MP catarinense, Fernando Comin, afirmou que a Instituição aproveitaria esses dias para "trocar experiências sobre gestão de resolutividade, aprimorar nosso trabalho e refletir em conjunto sobre esse modelo de MP em construção".

Já o corregedor-geral do Órgão, Fábio Strecker Schmitt, disse estar feliz com a visita da Corregedoria Nacional "que, ao querer implantar a rotina da resolutividade, lança seu olhar para o MP catarinense."

O MP/SC apresentou boas práticas nas seguintes áreas: educação; enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em razão do gênero; enfrentamento aos crimes de racismo e de intolerância; ambiente e sustentabilidade; transparência e cidadania; inovação; gestão, criação e redistribuição de promotorias de Justiça; cartório virtual; atendimento a vítimas de crimes; grupo anticorrupção; delegação de atribuições criminais do procurador-geral de Justiça.

A equipe da Corregedoria Nacional conheceu, ainda, as instalações da Corregedoria-Geral do MP/SC, ocasião em que o corregedor nacional e o corregedor-geral conversaram sobre a importância da disseminação das boas práticas institucionais entre os ramos e unidades do MP brasileiro.

Minas Gerais

cor bhO Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG) recebeu a visita técnico-institucional da Corregedoria Nacional nos dias 29 e 30 de setembro (quinta e sexta-feira).

A comitiva nacional conheceu a estrutura do Parquet mineiro, especialmente o Centro de Autocomposição de Conflitos (COMPOR); a Unidade de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (UCC); o Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI), onde foram apresentados o Programa Arcanjo e a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos - COECIBER);  a Promotoria Online, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); as ações da Procuradoria de Justiça com Atuação nos Tribunais Superiores (PJTS); a Coordenadoria de Planejamento Institucional (COPLI); os projetos Chegando Junto e Monitoramento de Medidas Protetivas de Urgência, daPromotoria de Justiça Defesa de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Belo Horizonte (CAOVD).

O procurador-geral de Justiça do MP/MG, Jarbas Soares Júnior, ressaltou a importância de a Corregedoria Nacional conhecer as boas práticas das unidades ministeriais e buscar replicá-las para os demais ramos e unidades do MP brasileiro.

O corregedor-geral do MP/MG, Marco Antonio Bezerra, elogiou o trabalho de interação e compartilhamento de ideias que vem sendo desenvolvido na Corregedoria Nacional.

mgOswaldo D’Albuquerque reafirmou a importância do respeito ao princípio da Unidade Institucional, do diálogo e do fomento à resolutividade para o desenvolvimento das atividades do MP brasileiro, destacando que é necessário fomentar uma atuação cada vez mais resolutiva no Ministério Público, principalmente "no tocante à solução dos conflitos e problemas da sociedade".

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp