Os procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins assinaram um protocolo de intenções se comprometendo a adotar medidas e atuar para o fechamento de lixões no país. O protocolo foi apresentado pelo conselheiro presidente da Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rinaldo Reis.
CNMP propõe protocolo para atuação do Ministério Público no fechamento de lixões
Doze unidades do Ministério Público das cinco regiões do país foram as primeiras a assinar o documento.
A solenidade das primeiras assinaturas ocorreu em Recife durante o Seminário de Gestão de Resíduos, que teve o objetivo de discutir estratégias de atuação institucional e anunciar o lançamento da próxima publicação da CMA, elaborada pelo grupo de estudos sobre resíduos, denominada “Gestão de resíduos, estratégia de atuação interinstitucional". Entre os assuntos tratados durante o evento estiveram a elaboração de planos de gestão de resíduos sólidos, a melhoria da coleta seletiva, a inclusão socioprodutiva das cooperativas de catadores, a regulação do saneamento básico e o encerramento dos lixões.
Segundo Rinaldo Reis, o protocolo de intenções se apresenta como uma forma de auxiliar e fomentar a atuação dos membros dos Ministérios Públicos na temática de resíduos sólidos, atentos ao grande desafio enfrentado para alcançar a melhoria e a transformação da gestão de resíduos do Brasil em uma gestão sustentável.
“A correta gestão dos resíduos é necessária para proteger a saúde humana, assegurar uma utilização prudente, eficiente e racional dos recursos naturais, e promover os princípios da economia circular. Outro ponto importante é a inclusão, no ciclo produtivo, de um modelo de trabalho digno e adequado para os catadores de materiais recicláveis”, destacou o conselheiro.
Brasileiro gera mais de 1kg de resíduos por dia
Segundo dados levantados pelo grupo de estudo instituído na Comissão do Meio Ambiente, mesmo diante da relevância do tema para a sociedade e para o meio ambiente, o Brasil ainda possui mais de 2,6 mil lixões a céu aberto, e mais de 8% do lixo produzido é despejado diretamente na natureza.
Durante o ano de 2020, o país gerou aproximadamente 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, o que equivale a quase 226 mil toneladas diárias. Com isso, cada brasileiro gerou, em média, 1,07kg de resíduo por dia.
No protocolo de intenções, a CMA destaca que “a premente necessidade de encerrar a disposição de resíduos em lixões e de encaminhar apenas os rejeitos para os aterros sanitários licenciados, em cumprimento às determinações legais, passa pela implementação de uma política integrada que assegure a correta aplicação da ordem prioritária na hierarquia da gestão e do gerenciamento dos resíduos".
*Com informações da Ascom MP/PE

