Nessa quinta-feira, 28 de julho, a Ouvidoria Nacional do Ministério Público promoveu a 2ª Reunião Nacional dos Ouvidores do Ministério Público brasileiro. O encontro virtual teve o objetivo de reforçar a integração entre a Ouvidoria Nacional e as Ouvidorias dos MPs, especialmente quanto ao Protocolo firmado entre os órgãos para atuação nas eleições de 2022.
Ouvidoria Nacional do MP realiza segundo encontro de ouvidores estaduais, com foco nas eleições 2022
Órgão vinculado ao Conselho Nacional do Ministério Público coordena a Rede de Ouvidorias do Ministério Público brasileiro, que se reúne periodicamente para traçar estratégias conjuntas de atuação.
O ouvidor nacional do Ministério Público, Engels Muniz, ressaltou que a Rede de Ouvidorias atende “à necessidade de promover a aproximação e interação entre as Ouvidorias do Ministério Público brasileiro, sob a coordenação da Ouvidoria Nacional, visando construir uma agenda nacional de ouvidoria pública e participação social”. Em complemento, Muniz destacou que, desde a sua criação, a Rede vem se reunindo periodicamente, para tratar de temas relevantes, ligados à atuação das Ouvidorias, “como é o caso da atuação nas eleições de 2022”.
Engels Muniz também falou sobre a importância das parcerias que a Ouvidoria Nacional vem firmando por meio de termos de cooperação e protocolo de intenções: “Quando a Ouvidoria Nacional promove a abertura de diálogos e canais com outros órgãos relevantes no cenário nacional, leva o foco de atenção a toda a rede de ouvidorias, haja vista que são o caminho natural das manifestações recebidas por este órgão”.
Entre os assuntos debatidos pelos participantes estiveram o estabelecimento de rotinas de encontros bimestrais; o papel da Ouvidorias das Mulheres quanto às manifestações eleitorais que tratem de discriminação/violência política de gênero; a promoção de ações institucionais sobre o tema violência política de gênero; e temas pertinentes ao funcionamento das Ouvidorias nas eleições.
Além dos ouvidores do Ministério Público, estiveram no encontro as membras auxiliares da Ouvidoria Nacional do MP, Andréa Moura Santos Sampaio e Bianca Stella Azevedo Barroso; bem como a presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (Cnomp), Selma Magda Pereira.
De acordo com Bianca Stella, a “Ouvidoria é um canal de acesso da sociedade ao Ministério Público, o que dá legitimidade de ação à Instituição”. Na oportunidade, a membra auxiliar também fez uma apresentação sobre o tema “Violência Política de Gênero”, em que ressaltou o papel das ouvidorias do MP no recebimento de denúncias relacionadas a práticas de violência contra candidatas nas eleições deste ano.
Bianca Stella apresentou ainda o formulário eletrônico, desenvolvido pela Ouvidoria Nacional, que permite que cidadãos façam manifestações e denúncias sobre crimes de violência política contra mulheres.
Por fim, o evento também proporcionou a apresentação dos novos ouvidores dos MPEs do Amapá, Espírito Santo, Ceará e Acre.

